Intervenção LixoCultural Sonora no Parque Ecológico das Garças, um álbum no Flickr.
A primeira ação do Projeto Conexão NossaCasa Amazônia-Brasília foi a Intervenção LixoCultural Sonora no Parque das Garças, localizado no final do Lago Norte, ao lado do Clube do Congresso.
O Lago Paranoá é uma maravilha para Brasília. Em épocas de seca, como agora, é um ótimo lugar de caminhar, praticar esportes aquáticos, navegar, pescar, fazer passeios familiares. É imenso, margeia Brasília de Norte a Sul. Segundo o wikipédia, "o Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades.
Este pedacinho aí da foto, é no final do Lago Norte, ao lado do Clube do Congresso. A Orla do Lago é considerada, por lei, Área de Preservação Ambiental, porém isso parece não ser muito bem entendido pelos invasores da área pública (moradores das Quadras que dão fundo com o Lago), que avançaram com suas cercas, privatizando vários pedaços do lago. Outros que desrespeitam constantemente o Lago, são alguns de seus visitantes e usuários. Às suas margens e dentro do Lago Paranoá, você encontra de tudo um pouco: tonner para impressora, garrafas (PET, vidro), sandália, vestuário, embalagens plásticas diversas, sacolas plásticas, materiais de pesca, latinhas de cerveja, carvão, embalagens de camisinhas e muito mais...
Como estou voltando a residir para valer em Brasília pelos próximos três anos, resolvi a partir de hoje cuidar deste pedacinho do Lago Paranoá. Vou fazer a minha pequena parte neste mundão de possibilidades. Como? Pois é, fazendo o óbvio: recolhendo de dentro do Lago e de suas margens um pouco da lixarada jogada pelos seres não tão humanos que usam e abusam do Lago Paranoá. E depois de recolher, ERGUER poética e sonoramente o lixo, para que, tod@s que por lá passem, vejam, ouçam e se conscientizem que é preciso cuidar do que é nosso, afinal o Lago Paranoá também é a NossaCasa.
E quem sabe, sensibilizar alguém a levar o lixo para fora do Parque, que é o seu lugar!!!
Basta de poluição,
Chega de agressão,
Viva o Lago Paranoá.
Limpo e belo.
Quem quiser ajudar, é só chegar chegando e mãos à obra!!! Trabalho não falta!!!
Ah, neste sábado (17/09/2011) vamos fazer um pic nic para reciclar o lixo recolhido e erguer com arte outros tantos que estão aí nestas fotos! Começa às 8h, vai até 12h. Venha, junte-se a nós!!!
Boa leitura de mundo!!!
abçs fraternos,
Jonas Banhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário