Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público e do Santo das causas difíceis, dos aflitos e dos casos desesperadores, o São Judas Tadeu. Bem, de folga do trabalho hoje, dediquei a manhã toda para cuidar do nosso Parque das Garças, a nossa casa. Foi uma manhã linda, ensolarada, de céu azulado, em que os moradores do Parque não se acanharam, e deram o ar de sua graça. Assim, tive o prazer de ver por lá em seus vôos exuberantes, aquelas beldades que, merecidamente, dão nome ao Parque;
ouvir os cantos dos vários pássaros; ver o vaivém dos pequenos, quase invisíveis, insetos, e exalar os cheiros das muitas flores do cerrado, que avermelham, amarelam e roxeiam o verde das plantas e do mato, que já vem crescendo com força, respondendo às primeiras chuvas da primavera.
Com este cenário ao fundo, logo começaram a chegar os outros atores deste teatro da vida, os frequentadores do parque. Por lá passaram os corredores, os caminhantes a passos largos, a jovem aparentemente desolada amorosamente, o grupo de amigos que veio recolher folhas para fazer remédio para os filhos e os guerreiros-trabalhadores de rua, os nossos garis. Primeiro os que limpam as ruas do Lago Norte e, logo depois, surpreendentemente, garis para limpar o Parque das Garças. Poxa, fiquei feliz ao vê-los. Algo que parecia, aparentemente impossível, estava acontecendo: alguém pago com nosso rico dinheiro público cuidando da coisa pública, da nossacasa, do nosso Parque das Garças, tão abandonadinho pelo Poder Público. Parece que bons ventos estão soprando no nosso Parque... tomara que vire rotina!!!
Então, foi assim que a nossa arte, a nossa intervenção "LixoCultural Sonoro", enfim, foi mais um pedaço removida pelo Governo do Distrito Federal(GDF).
Brasilia Parque das Garças 28out2011 gari recolhendo a video by Jonas Banhos on Flickr.
Muitos dos lixos des-escondidos e erguidos em varaus já estavam lá há mais de um mês, quando começamos com o trabalho arte-educativo. Eles não foram "vistos" pelas pessoas que organizaram, na semana passada, o Mutirão Ecológico, em que foram plantadas mais de 500 mudas no Parque, o que merece ser aplaudido. Mas, para além da área escolhida para realizar o evento, havia e, ainda há, muito lixo. Daí a necessidade diária dos garis continuarem entrando dentro do Parque para limpá-lo. E, também, agregar a isso, uma campanha educativa mais contundente para conscientizar os frequentadores a dar um basta em tanto lixo deixado dentro do Parque. Enfim, por isso, continuaremos amanhã e depois e depois.... com nossa intervenção arte-educativa: LixoCultural SOnoro.
Mas,enfim, somos gratos:
- aos garis, como o seu Francisco(foto acima), que é um cuidador da natureza e um excelente educador ambiental;
- aos órgãos públicos: SLU, Administração do Lago Norte e tod@s servidores públicos que se mobilizaram para que a lixarada fosse para o lugar certo: a lixeira ou para as cooperativas de reciclagem;
- à cuidadora-voluntária Márcia, que sempre recolhe os vidros (dos outros) que encontra pelo seu caminho;
- ao pessoal da empresa que colocou a lixeira na entrada do Parque, que nos explicou que todo lixo depositado lá, vai para uma cooperativa de reciclagem no Varjão.
Então, sem mais delongas, compartilho com você visitante e amante da vida, os vídeos-reportagens que fiz na manhã de hoje, com essas pessoas especiais. Nos trazem belas lições de cuidado, amor à vida e à natureza viva:
Brasilia Parque das Garças 28out2011 S. Francisco, gari a video by Jonas Banhos on Flickr.
Brasilia Parque das Garças 28out2011 Francisco Empresa LucPainéis a video by Jonas Banhos on Flickr.
E nunca se esqueça hein:
Lugar de LiXo é na LiXeira,
e não na Natureza.
Quem ama, cuida!!!
abraços fraternos,
Jonas Banhos
twitter @jonasbanhos
jonasbanhosap@gmail.com
PS.: Para ver as fotos de hoje, clique aí:
Parque das Garças - Lixo retirado por garis & cuidadores , um álbum no Flickr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário